Material estruturado para desenvolver controle inibitório, habilidade essencial para crianças com TDAH e outras dificuldades autorregulatórias. Contém atividades divertidas e desafiadoras que trabalham o "freio interno", foco, impulsividade e atenção seletiva, com base em evidências da neuropsicologia.
Perfeito para uso em atendimentos clínicos, escolares ou terapias. Com tarefas progressivas, estimula a autorregulação emocional e comportamental de forma lúdica e envolvente.
Inibição de respostas automáticas
Foco atencional
Leitura e compreensão de instruções
Regulação emocional e comportamental
Plastifique as páginas e utilize caneta para quadro branco, garantindo reutilização.
Use cronômetro para registrar o tempo em atividades de nomeação e comparação.
Siga as instruções específicas das páginas, promovendo reflexões metacognitivas após a execução ("O que foi mais difícil para você?").
Este volume é dedicado à memória operacional, uma das funções executivas mais afetadas no TDAH. As atividades foram criadas para treinar o "registro mental" necessário para seguir instruções, resolver problemas e realizar tarefas com múltiplas etapas.
Ideal para sessões terapêuticas, neuropsicológicas, psicopedagógicas ou acompanhamento escolar, com foco em sequenciamento, planejamento e retenção de informações.
Memória de curto prazo e memória de trabalho
Sequenciamento e lógica temporal
Leitura, escrita e associação verbal e visual
Planejamento de ações
Plastificar e aplicar com caneta de quadro branco, possibilitando reuso ilimitado.
Sempre iniciar com a leitura das instruções em voz alta, garantindo compreensão.
Ao final das atividades, conversar com a criança sobre estratégias que utilizou para lembrar (metacognição).
O terceiro volume traz atividades para flexibilidade cognitiva, planejamento, autoavaliação e organização — aspectos centrais do manejo do TDAH em contextos práticos do dia a dia. Os exercícios são contextualizados em ambientes reais (quarto, sala, banheiro etc.), favorecendo o raciocínio ecológico e a generalização.
É um material rico, criativo e com excelente aplicabilidade clínica e educacional!
Planejamento de ações e organização espacial
Raciocínio lógico
Flexibilidade de pensamento e criatividade
Autoavaliação e monitoramento comportamental
Utilize as bases visuais (ambientes e imagens) plastificadas + base de escrita para anotações.
Incentive a criança a criar histórias, fazer associações e realizar mímicas (treinando múltiplas funções executivas).
Em atividades com pontuação de 0 a 10, auxilie a criança a refletir sobre desempenho e esforço.
Psicóloga clínica infantil CRP 06/73227, examinadora certificada ADOS-2, pós-graduada em análise do comportamento ABA, pós-graduada em intervenções precoces no autismo baseada no modelo Denver, pós-graduada em educação sob a perspectiva do ensino estruturado para autistas, pós-graduada em psicopedagogia, pós-graduada em TCC da infância e adolescência, especialista em psicologia clínica pelo CFP, pós-graduanda em Neuropsicologia.