Este material foi desenvolvido para estimular o controle inibitório, uma das principais habilidades das funções executivas, fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, autorregulação e comportamento adaptativo.
O que acompanha o material:
4 bases coloridas;
18 cartas de critérios com diferentes estímulos linguísticos e visuais;
Instruções para aplicação;
Recomendação de uso com caneta para quadro branco (não inclusa).
Como funciona:
O profissional deve embaralhar as cartas de critérios e apresentá-las uma a uma ao cliente.
A tarefa principal consiste em ler o critério da carta e marcar a cor que foi lida, e não a cor impressa no texto – desafiando a impulsividade e exercitando o controle inibitório.
Como atividade complementar ou variação, pode-se solicitar o oposto: marcar a cor impressa, e não a lida.
Ideal para uso em consultórios, clínicas e contextos de intervenção cognitiva com crianças, adolescentes ou adultos, este recurso oferece um treino divertido, desafiador e altamente funcional.
Psicóloga clínica infantil CRP 06/73227, examinadora certificada ADOS-2, pós-graduada em análise do comportamento ABA, pós-graduada em intervenções precoces no autismo baseada no modelo Denver, pós-graduada em educação sob a perspectiva do ensino estruturado para autistas, pós-graduada em psicopedagogia, pós-graduada em TCC da infância e adolescência, especialista em psicologia clínica pelo CFP, pós-graduanda em Neuropsicologia.